Ligue agora +55 21 3988 6751 :: +55 21 97163 2879 ou MANDE UM EMAIL

Biotipos Femininos

Home : : Blog : : Biotipos Femininos

04/04/2018 | Blog | Bianca Ohana



Existem alguns principais biotipos femininos, o que nada mais é do que o padrão das formas de cada pessoa. Pode ou não estar relacionada à altura, mas ao que chamamos de biotipo é percebido através da relação entre ombros, cintura e quadril.
Isso ficou ainda mais evidente com a chegada das revistas de moda. As mulheres de classes sociais inferiores podiam fazer seus vestidos inspirados principalmente na moda francesa, inspiradas em mulheres da alta sociedade. Com o passar dos anos e o aumento das revistas de moda, o uso da televisão, a emancipação feminina e depois o uso da internet, as mulheres passaram não apenas a se preocupar com o que estava na moda, mas começaram a ter consciência do seu corpo. Passaram a perceber que cada uma tinha um tipo diferente da outra, que a roupa que ficava bem na amiga não ficava tão bem em si mesma, que determinado corte de roupa poderia disfarçar ou realçar certas partes do corpo, e com isso os corpos foram sendo classificados nos tais biotipos. Isso também foi aparecendo conforme a indústria da moda foi crescendo, pois também ajudou a mulher a ter consciência do que usar ou não , devido ao seu biotipo. Hoje sabemos que existem vários biotipos, mas os mais comuns são cinco: ?Triangulo Invertido, ??Retângulo, ?Ampulheta, ?Redondo, ?Pera. 
Com relação à altura podem ser longilíneas as mais altas, e breviliineas as mais baixas. E eu vou comentar cada um com detalhes não de moda, mas da cirurgia plástica ! E ai? “Qual é o seu biotipo?”?


Como o próprio nome já diz, costuma ser em formato de ampulheta, ou violão, onde e quadril tem dimensões semelhantes a dos ombros , a cintura mais fina e marcada, e costumam ter bumbum avantajado. Uma queixa frequente desse biotipo é a necessidade de mamas mais avantajadas com prótese silicone, e algumas vezes lipoaspiração de culote.  Se você tem o biotipo ampulheta, abuse da cintura fina e da proporcionalidade do seu tipo de corpo desde que dentro do peso, padrão tipicamente familiar da mulher brasileira!


Mulheres de biotipo triangular costumam ter baixa estatura, mais quadril mais avantajado, e cintura mais alinhada com os ombros . Essas pacientes tem as “ancas” mais largas e um maior depósito de gordura nas coxas, bumbum, culote e abdome inferior ainda. E mesmo com muita malhação, por ser algo constitucional, fica difícil de resolver. Se as proporções te incomodam , a lipoaspiração e os lifitings de coxa são algumas das opções para deixar o corpo mais proporcional.


Este biotipo seria o inverso do descrito ontem, onde neste  o ombro é mais largo que o quadril, que por sua vez conversa mais com a cintura. Além disso, normalmente possui pouco bumbum! São os corpos clássicos das nadadoras e atletas olímpicas!  Aumento de bumbum e lipoenxertia de gordura podem ser as soluções para amenizar a desproporção nesses casos, além da escolha de roupas adequadas que é fundamental.

Esse tipo tem estado muito na moda com a onda de malhação e do conceito de ser Fit. Mulheres mais retas e saradas estão cada vez mais presentes, com o mínimo de gordura possível no corpo. A relação das medidas entre ombro, cintura e quadril são bem parecidas. Esse biotipo pode ser seu ou adquirido, como é o caso da atriz Juliana Paes que já foi bem mais torneada, e hoje tem o corpo mais reto, seco e definido! Para quem deseja esse corpo e ainda tem gordura localizada, a lipoaspiração é uma alternativa .


Esse seria o biotipo menos aceitável nos padrões de beleza. Por ter grande circunferência abdominal, e a cintura maior que o ombro e a o quadril, as extremidades costumam ser arredondadas. Independente do padrão estético, é sempre bom investigar obesidade e padrões de doenças como a diabetes, por exemplo, que podem causar essa deformidade de aumento da circunferência abdominal. 
Para melhorar, se for o seu desejo, controle da alimentação, atividade física e cirurgia plástica como lipoabdominoplasria podem ajudar!






Posts Relacionados


Ligue agora +55 21 3988 6751 :: +55 21 97163 2879 ou MANDE UM EMAIL


  • Rio de Janeiro RJ.

    Rua Visconde de Pirajá, 595.
    Sala 1306 - Ipanema.
    Cep: 22410-003
    Telefone: +55 21 3988 6751

Copyright - Dra.Bianca Ohana - Todos os direitos reservados

Membro de:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica International Society of Aesthetic Plastic Surgery