Cirurgias Plásticas

Tratamento Queimaduras

O tratamento de queimadura se divide em fase aguda e crônica. Ambas necessitam de uma equipe multidisciplinar de médicos (clínicos e plásticos), fisioterapeuta, enfermeira e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogos…

A fase aguda é a mais critica, o ideal é que o paciente seja assistido em um Centro de Tratamento de Queimados.

Nesta fase o paciente precisa de cuidados clínicos e intensivos, vigorosa hidratação, limpeza e curativo diário das áreas queimados pelo cirurgião plástico. Dependendo da extensão da queimadura o tratamento pode durar de dias a meses. Podendo necessitar de cirurgia para reconstruir as áreas queimadas.

Após essa fase, com total cicatrização da pele, entramos no tratamento das sequelas e fase crônica. Essa fase é normalmente de acompanhamento ambulatorial ou no consultório, onde o paciente só internará se for necessário algum procedimento.

Destacamos como principais sequelas: cicatriz hipopigmentada (branca), hiperpigmentada (escura), hipertrófica (elevada), quelóides ( além das margens da cicatriz inicial), retraídas, bridas ( pontes de pele), dificuldade de extensão ou flexão de algum membro por causa da cicatriz, alopecia ( perda de cabelo) e outras…

Os tratamentos variam de uso tópicos de creme hidratante, cremes com tamoxifeno, gel de silicone, protetor solar, uso de malhas elásticas ou placas de silicone, até cirurgias mais complexas. 

 

Consulta

– A consulta é um dos passos mais importantes dentro de todo o processo que envolve a sua cirurgia. É nesse momento que, além de nos conhecermos, estabeleceremos todo a nossa relação médico-paciente que deve ser baseada na honestidade e confiança, fundamental para o sucesso que almejamos na sua cirurgia;

– Será feita uma anamnése detalhada, um exame físico,  avaliação quanto ao procedimento e as reais possibilidades do seu resultado e esclarecimentos de dúvidas;

– Independente da cirurgia que você deseja uma avalição da sua pele está sempre inclusa nas nossas primeiras consultas (Skin Care).

 

Reduzindo riscos e complicações

– Escolha um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Confirme: www.cirurgiaplastica.org.br;

– Exame físico adequado;

– Avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatório quando necessária;

– Cirurgia realizada em Hospital ou Clínica com estrutura adequada de suporte em situações de emergência;

– Anestesia feita por anestesistas membros da Sociedade Brasileira de Anestesia;

– Profilaxia de Trombose Venosa Profunda de acordo com a indicação: deambulação precoce, uso de medicamentos que evitam a formação de trombos se necessário, rastreamento de doenças tromboembólicas pelo hematologista, caso algum episódio no passado ou familiar, uso de bota compressora pneumática durante o procedimento (este equipamento estimula a circulação mesmo com você anestesiado, evitando a estase venosa e formação de trombos);

– Uso de placas ou gel de silicone prevenindo cicatrizes hipertróficas;

– Uso de compressão elástica;

– Drenagem Linfática, além de relaxante, estimula a circulação corporal, diminui o edema, melhora a disposição e agiliza a recuperação;

– Se você é fumante, será informada de todos os riscos e orientada a parar de fumar por no mínimo duas semanas.

Veja também:

Correção de Cicatriz e Quelóide

Tumores e câncer de pele

Reconstrução Óculo-Palpebral

Reconstrução Pós-ressecção de Tumores

WeCreativez WhatsApp Support
Olá, como posso ajudar?
Nossa equipe de atendimento irá responder o mais rápido possível.