Cirurgias Plásticas

Tratamento Queimaduras

O tratamento de queimadura se divide em fase aguda e crônica. Ambas necessitam de uma equipe multidisciplinar de médicos (clínicos e plásticos), fisioterapeuta, enfermeira e técnicos de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogos…

A fase aguda é a mais critica, o ideal é que o paciente seja assistido em um Centro de Tratamento de Queimados.

Nesta fase o paciente precisa de cuidados clínicos e intensivos, vigorosa hidratação, limpeza e curativo diário das áreas queimados pelo cirurgião plástico. Dependendo da extensão da queimadura o tratamento pode durar de dias a meses. Podendo necessitar de cirurgia para reconstruir as áreas queimadas.

Após essa fase, com total cicatrização da pele, entramos no tratamento das sequelas e fase crônica. Essa fase é normalmente de acompanhamento ambulatorial ou no consultório, onde o paciente só internará se for necessário algum procedimento.

Destacamos como principais sequelas: cicatriz hipopigmentada (branca), hiperpigmentada (escura), hipertrófica (elevada), quelóides ( além das margens da cicatriz inicial), retraídas, bridas ( pontes de pele), dificuldade de extensão ou flexão de algum membro por causa da cicatriz, alopecia ( perda de cabelo) e outras…

Os tratamentos variam de uso tópicos de creme hidratante, cremes com tamoxifeno, gel de silicone, protetor solar, uso de malhas elásticas ou placas de silicone, até cirurgias mais complexas. 

 

Consulta

– A consulta é um dos passos mais importantes dentro de todo o processo que envolve a sua cirurgia. É nesse momento que, além de nos conhecermos, estabeleceremos todo a nossa relação médico-paciente que deve ser baseada na honestidade e confiança, fundamental para o sucesso que almejamos na sua cirurgia;

– Será feita uma anamnése detalhada, um exame físico,  avaliação quanto ao procedimento e as reais possibilidades do seu resultado e esclarecimentos de dúvidas;

– Independente da cirurgia que você deseja uma avalição da sua pele está sempre inclusa nas nossas primeiras consultas (Skin Care).

 

Reduzindo riscos e complicações

– Escolha um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Confirme: www.cirurgiaplastica.org.br;

– Exame físico adequado;

– Avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatório quando necessária;

– Cirurgia realizada em Hospital ou Clínica com estrutura adequada de suporte em situações de emergência;

– Anestesia feita por anestesistas membros da Sociedade Brasileira de Anestesia;

– Profilaxia de Trombose Venosa Profunda de acordo com a indicação: deambulação precoce, uso de medicamentos que evitam a formação de trombos se necessário, rastreamento de doenças tromboembólicas pelo hematologista, caso algum episódio no passado ou familiar, uso de bota compressora pneumática durante o procedimento (este equipamento estimula a circulação mesmo com você anestesiado, evitando a estase venosa e formação de trombos);

– Uso de placas ou gel de silicone prevenindo cicatrizes hipertróficas;

– Uso de compressão elástica;

– Drenagem Linfática, além de relaxante, estimula a circulação corporal, diminui o edema, melhora a disposição e agiliza a recuperação;

– Se você é fumante, será informada de todos os riscos e orientada a parar de fumar por no mínimo duas semanas.

Veja também:

Correção de Cicatriz e Quelóide

Correção de Cicatriz e Quelóide

Cicatrizes não agradáveis, elevadas ou que crescem além da borda da cicatriz original (com aspecto de tumor) podem gerar desconforto e constrangimento. O mais importante é fazer o diagnóstico correto para a escolha correta do tratamento.
Saiba Mais

Tumores e câncer
de pele

Tumores e câncer
de pele

Lesões de pele benignas, pré-malignas ou malignas podem ser tratadas para melhorar a aparência da pele ou para fazer uma prevenção de câncer de pele. A consulta é um dos passos mais importantes para saber exatamente o melhor tratamento para tumores e lesões de pele.
Saiba Mais

Reconstrução Óculo-Palpebral

Reconstrução Óculo-Palpebral

Para pacientes que sofreram lesões, danos, traumas e deformidades na região periocular, é recomendada uma reconstrução óculo-palpebral. Uma gama de técnicas como enxertos, retalhos, cantopexias, e blefaroplastias são possíveis para realizar uma reconstrução óculo-palpebral.
Saiba Mais

Reconstrução
Pós-Ressecção de Tumores

Reconstrução
Pós-Ressecção de Tumores

Para casos oncológicos, a reconstrução pós-ressecção de tumores faz parte da fase de reabilitação das pacientes. Durante essa cirurgia, tecidos são reposicionados ou reconstruídos através da cirurgia plástica. Essa cirurgia necessita de um cirurgião especializado em oncologia, como a Dra. Bianca Ohana.
Saiba Mais