Em março de 2020, no início da pandemia no Brasil, o ex-Ministro da Saúde liberou a telemedicina no Brasil, que ao pé da letra significa o exercício da medicina remotamente através da tecnologia, seja por ligação, vídeo ou mensagem! 

A TELECONSULTA, propriamente dita, seria uma das ferramentas da telemedicina, que seria a consulta remota. Relacionando com a minha prática e especialidade que é a Cirurgia Plástica, fica inicialmente confuso de entender como consigo na prática aplicar, visto que 90 % das vezes preciso te entregar uma cirurgia ou um procedimento.

Sendo assim, na minha prática, hoje (pode ser que amanhã mude) regulamentado pelo CREMERJ eu tenho feito as minhas teleconsultas  com muita transparência, onde eu mesma explico os riscos da tecnologia e limitações do on-line, que não substituem o presencial e dividi a minha consulta em duas etapas: uma pré-consulta ou primeira etapa on-line e a segunda presencial (assim que possível).

No pré-atendimento podemos adiantar várias etapas do atendimento, como dados cadastrais, vídeos educacionais, nossa apresentação, anamnese, avaliação parcial se possível por foto ou vídeo (com muitas limitações), planejamentos preliminares, elaboração de protocolos, solicitação de exames, emissão de laudos, atestados, bem como prévia de reembolso e orçamentos preliminares!

Muita coisa, não? Já é um adianto! Claro que tudo sendo preliminar e fica a nossa segunda etapa agendada pra data que consideramos mais segura! 

 


 

Como Fazer? SEGUEM AS ETAPAS:

1- Agendamento pelo whatsapp +55 21 97163 2879 ou pela plataforma

“Sempre Médico”

2- Orientações, pagamento e termo de consentimento 

3- Cadastro online 

4- Voce receberá o link da sua consulta 

5 – Teleatendimento (importante ter bom wifi) – parte 1

6 – Agendamento da consulta presencial (uma ou mais)

7- A depender procedimento ou cirurgias