O que é Cicatriz hipertrófica e quelóide?
Cicatriz inestéticas ( não agradáveis) , cicatriz hipertrófica ( elevada ) e quelóide ( cicatriz que cresce além da borda da cicatriz original, com aspecto de tumor ) são situações de desconforto do paciente que as tem, podendo gerar inclusive constrangimento, comum nas cabeça ( orelhas ) e tronco, mas pode acontecer em qualquer lugar.
Quais os tratamentos para cicatriz hipertrófica e quelóide?
O tratamento básico das cicatrizes clássicas, começa com a prevenção, onde pontos bem coaptados as bordas da ferida e suturas intradémicas quando possível.
Uso de gel ou placas de silicone logo após a retirada dos pontos. Evitar sol, usar filtro protetor solar diariamente e cremes clareadores também são indicados.
O tratamento da cicatriz hipertrófica pode incluir todos os já citados acima, além da associação com laser, luz intensa pulsada , aplicação intra-lesional de substâncias ou até mesmo um novo procedimento cirúrgicos para ressecção e confecção de uma cicatriz mais fina.
Tanto a cicatriz clássica quanto a hipertrófica costumam ter boa resposta aos tratamentos citados.
O quelóide já é uma cicatriz de difícil tratamento, de origem multifatorial , apresentando componente genético e comum em pele mais escuras.
Algumas das terapias acima , como placas e gel de silicone, aplicação intra-lesional de substâncias, e ressecção desde que seja intra-lesional também podem ser opções de tratamento.
Estudos mostram bons resultados com a ressecção total da lesão e antigamente a betaterapia ou mais recentemente mostrado com radioterapia – feixe de elétroons , onde tal tumoração recebe tratamento de um verdadeiro tumor maligno, com resultados bem interessantes.
O mais importante é fazer o diagnóstico correto para a escolha correta do tratamento.
Como é a consulta?
– A consulta é um dos passos mais importantes dentro de todo o processo que envolve qualquer tratamento. E nesse momento, que além de nos conhecermos, estabeleceremos todo a nossa relação médico-paciente que deve ser baseada na honestidade e confiança, fundamental para o sucesso que almejamos no seu tratamento
– Será feita a anamnése detalhada, exame físico e avaliação quanto ao procedimento que você deseja e as reais possibilidades e esclarecimentos de dúvidas;
– Em alguns casos algum tipo de tratamento já pode ser feito na primeira como consulta.
Quais as Recomendações e Orientações?
– Após a consulta, entendimento do procedimento, esclarecimento de dúvidas, consentimento da cirurgia e estabelecimento de uma relação de confiança com o cirurgião plástico, será realizado o pré-operatório (fotos, exames, termo de consentimento…);
– Relate todos os tratamentos já tentados
– Farei um PROTOCOLO de tratamento para você
– A anestesia pode ser local , local com sedação geral ou bloqueio a depender do tamanho
– As incisões serão feitas quando necessária da melhor forma possível
– A cirurgia se resume na retirada da lesão , seguida ou não de beta ou radioterapia nas primeiras 24-48h
– As suturas são na maioria internas e intradérmicas.
– Os curativos serão orientados em cada caso
– A recuperação e retorno as atividade normais depende de acordo com cada paciente e cada tipo de trabalho, levando em média de 5-15 dias.
Quais os Preços e Orçamentos?
Muitos pacientes mandam e-mail, mensagens nas redes sociais ou ligam perguntando sobre valores. Não podemos passar sem antes fazer uma avaliação prévia pois o valor final da cirurgia vai depender do que realmente será feito após avaliação no exame físico , do porte da cirurgia e do hospital onde será realizada.
Além de médicos não poderem pelo Conselho de Medicina postar valores de nada em site ou rede social.
Algumas informações como valores de consulta médica ou se o que você precisa tem alguma cobertura pelo seu plano de saúde podem ser passadas pelo telefone pela secretária – 021 39886751.
Fotos de antes & depois e vídeos?
Não é permitido aos médicos no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina e nem aos plásticos pela SBCP . Logo quem faz isso em sites e redes sociais mesmo com autorização do paciente está burlando a lei . Por isso não postamos .
Em relação a alguns casos e resultados , mostro em consultas dados de trabalhos científicos ou livros , sendo assim uma forma de ilustrar a você o caso , lembrando sempre que cada caso é um caso.
Como Reduzir riscos e complicações?
– Escolha um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Confirme: http://www.cirurgiaplastica.org.br/;
– Faça um exame físico adequado;
– Faça Avaliação laboratorial, clínica e cardiológica pré-operatório quando necessária;
– Realize a cirurgia em Hospital ou Clínica com estrutura adequada de suporte em situações de emergência;
– Anestesia deve feita por anestesistas membros da Sociedade Brasileira de Anestesia;
– Fazer Profilaxia de Trombose Venosa Profunda de acordo com a indicação: deambulação precoce, uso de medicamentos que evitam a formação de trombos se necessário, rastreamento de doenças tromboembólicas pelo hematologista, caso algum episódio no passado ou familiar, uso de bota compressora pneumática durante o procedimento (este equipamento estimula a circulação mesmo com você anestesiado, evitando a estase venosa e formação de trombos);
– Se você é fumante, será informada de todos os riscos e orientada a parar de fumar por no mínimo duas semanas.